A mediunidade de efeitos físicos

Essa denominação foi dada por Allan Kardec que dividiu em dois grupos os tipos de mediunidade segundo a capacidade de produzir fenômenos materiais ou manifestações inteligentes. Assim, a psicofonia produz comunicação inteligente e o levitar de uma mesa produz um movimento ou fenômeno material.

Ocorre que, como Kardec afirmava, se o efeito mostra inteligência, sua origem estará na causa que o influencia. Uma mesa levitada pode bater no chão com um dos seus pés e produzir uma mensagem inteligente. O som de batidas (tiptologia) pode responder perguntas utilizando um código, como uma batida significando sim e duas equivalendo a não.

Podemos concluir que apesar dessa classificação, os fenômenos materiais são produzidos por uma inteligência com intenção e resultados igualmente inteligentes.

As mediunidades de efeitos intelectuais trazem consigo o risco de não ser corretamente exercida e sofrer a influência dos espíritos chamados de obsessores e daqueles que querem impor suas ideias. Essa influência pode vir a criar distúrbios psicológicos e físicos.

A mediunidade de efeitos físicos, contudo, é mais perigosa para o médium do ponto de vista da saúde física. As condições para o seu exercício são diferentes e exclusivas, podendo levar o médium a distúrbios graves de saúde e até ao óbito, quando não atendidas.

É necessário o médium contar com um dirigente material de sua confiança que saiba como agir corretamente e garanta o atendimento dessas condições.

A principal recomendação é resguardar o médium e as materializações da incidência de luz natural ou artificial. Outras recomendações não atendidas também podem levar a resultados danosos tanto para o médium, como para todos os participantes, como: não tocar nas materializações sem consentimento, não cortar o vestuário sem aprovação, obedecer às instruções de preparo para participar da reunião.

Elias Barbosa em seu livro No Mundo de Chico Xavier. IDE, Araras – SP. 1967 registra uma pergunta e resposta de Emmanuel pertinente ao presente estudo. Pergunta: Qual a opinião de Emmanuel sobre os fenômenos de materialização? Resposta: Diz nosso benfeitor espiritual que eles são sempre respeitáveis onde quer que apareçam e que não somente servem como elementos de base à convicção na imortalidade da alma, como também e, principalmente nisso, nos trabalhos de auxílio à saúde humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eliane Gonçalves (MG)

Eliane Gonçalves, nascida em 1966 atua como médium inconsciente na Casa de Auxílio e Fraternidade Olhos da Luz, cidade de Sabará, MG, desde ...